style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Doses estão disponíveis em 28 salas de vacina do município
Começou nesta segunda-feira em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação. Em Santa Maria, 28 salas de vacina em unidades de saúde estão abertas para aplicar as doses na população. No primeiro dia, a procura pelas vacinas foi baixa nas salas percorridas pelo Diário. As campanhas seguem até o dia 30 de outubro.
Para a polio, o público-alvo é formado por crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina. Já crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. A prioridade é prevenir a poliomielite e o sarampo, mas outras 16 vacinas estão à disposição.
Cinco leitos de UTI são habilitados para pacientes com Covid-19 em Santa Maria
A recomendação da prefeitura é para que os usuários verifiquem, junto às unidades de suas referências, os dias e horários de vacinação, que podem ser distintos de local para local.
Na Unidade Básica de Saúde Wilson Paulo Noal, em Camobi, foram vacinadas sete crianças em pouco mais de uma hora de campanha. Ali, a sala de vacinas fica aberta nas segundas, terças, quintas e sextas das 8h às 10h30min e 13h30min às 15h30min, e nas quartas somente das 8h às 10h30min. Segundo funcionárias, o movimento foi abaixo do esperado. O pequeno Ravi, de apenas três meses, foi um dos imunizados no primeiro dia de campanha.
Rua do Acampamento tem bloqueio parcial na noite desta segunda-feira
- Considero importante fazer todas as vacinas para evitar as doenças - resumiu a mãe Pâmela Deolindo.
Ravi recebeu três vacinas e saiu da Unidade com a carteira de vacinação em dia.
O movimento também foi pequeno na UBS Itararé. Por volta de 10h, apenas três crianças haviam sido imunizadas. Ali, a sala de vacinas está aberta pela manhã, de segunda à sexta, das 7h30min às 11h, e à tarde, somente na segunda e terça-feira, das 13h às 15h.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
O cenário foi mais movimentado na Unidade de Saúde Kennedy, no Bairro Salgado Filho. Até 10h45min, 29 pessoas buscaram a imunização, o que foi considerado um bom número pelos profissionais. A vacinação na Unidade funciona das 8h às 11h de segunda à sexta, e das 13h30 às 15h de segunda à quinta.